Responsabilidade Social

A responsabilidade social sempre foi uma prática na Florestal, desde sua fundação. A administração da empresa acredita que as organizações tem um papel decisivo no processo de construção de uma sociedade alicerçada nos princípios de responsabilidade e de desenvolvimento humano.

Com o princípio de acompanhar a evolução e os desafios da indústria e da própria sociedade, diversas ações são praticadas pela organização na busca da melhoria contínua e investimentos em pessoas. Com esta consciência a Florestal realiza diversas ações que demonstram seu envolvimento com a sociedade.

  • Mantêm uma política de doações que fornece produtos para escolas e entidades diversas;

  • Incentiva grupos de voluntários formados por funcionários, com o intuito de levar entretenimento em visitas a asilos, hospitais e entidades carentes;

  • Presta apoio financeiro a Sociedade Lajeadense de Auxilio aos Necessitados – SLAN;

  • Presta apoio financeiro à Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais – Fundef;

  • Realiza os projetos “Trocando Figurinhas “e “Doce Visita”, que consistem na recepção de visitantes da comunidade na fábrica;

  • Presta atendimento odontológico às crianças da comunidade através de projeto realizado em parceria com a Escola Pedro Scherer, fornecendo atendimento durante todo o ensino fundamental da criança selecionada;

  • Mantêm uma ampla política de benefícios e facilidades aos seus funcionários, contando com atendimento médico e odontológico, academia de ginástica, entre muitos outros.

Responsabilidade Ambiental

IMG_0905

A Florestal foi a primeira empresa do Brasil no seu segmento a ser certificada pela ISO 14001 – desde 2002, o que atesta o seu compromisso com o Meio Ambiente. Isto significa que a empresa gerencia de forma adequada suas interações com o meio ambiente, realizando melhorias contínuas que resultem em  impactos ambientais cada vez menores.

A empresa possui sistema de gerenciamento de resíduos gerados, que são identificados e acondicionados em uma Central de Resíduos – desenvolvida para tal fim. Desta, tais resíduos tem seu destino adequado conforme a legislação. Além disto, todo efluente líquido gerado pela atividade industrial é tratado em uma Estação de Tratamento – ETE, cuja função é realizar a filtragem dos líquidos afim de que possam ser devolvidos à natureza sem gerar nenhum tipo de prejuízo a mesma. Com relação aos resíduos gasosos gerados pelas caldeiras e também nos geradores, são monitorados, estando em total conformidade com os requisitos legais. Desta forma, é possível garantir que a Florestal busca constantemente alternativas para aprimorar o seu desempenho ambiental, cumprindo com seu papel para com o Meio Ambiente e consequentemente com a sociedade.

A Florestal ainda apoia diversos projetos em prol do meio ambiente, entre eles destacamos:

  • O Projeto ÓleoFuturo, que incentiva os funcionários a coletar o óleo de cozinha e a transformação do mesmo em sabão. Com o slogan “um pingo de consciência”, esse projeto tem por objetivo conscientizar os colaboradores dos danos causados quando o óleo é despejado na pia ou diretamente no solo, e da importância de dar um fim útil a esse resíduo.

  • A empresa mantêm três pontos de coleta de pilhas, baterias e carregadores, que são considerados resíduos perigosos e de grande risco para o Meio Ambiente. Atenta a isso, a Florestal incentiva seus colaboradores para que tragam este resíduo de casa para poder dar o encaminhamento correto.

  • A Florestal mantém um gerenciamento de metas de produção calculados com base no volume por metro cúbico de água consumida e geração de resíduos recicláveis e não recicláveis.

Desta forma a empresa acredita estar comprometida com a comunidade, qualidade de vida das pessoas e preservação do meio ambiente.